O Figurino da Colonia
Sara Raquel de Andrade Silva
Resumo: O presente artigo tem como objetivo um aprofundamento no conhecimento do modelo social vigente no período histórico colonial brasileiro analisando-se a indumentária utilizada na época. Tenta-se, por meio deste, traduzir, a partir do vestuário, o modo de vida no Brasil-colônia, bem como intenta a criação de um retrato dessa sociedade baseando-se em suas regras e costumes relativos ao modo de se vestir.
Palavras-chave: Indumentária, sociedade colonial, moda.
Abstract: This article aims at a deeper understanding of the current social model in the historical period Brazilian colonial analyzing the clothing used at the time. Attempts is through this, translate, from the clothing, the way of life in colonial Brazil, as well as attempts to create a portrait of this society based on their rules and customs relating to mode of dress.
Keywords: Outfit, colonial society, fashion.
Introdução Antes, porém, de nos determos à explanação do vestuário, se faz necessária uma breve contextualização sobre o período historicamente conhecido como Brasil colonial, período este que tem seu início em 1530, quando, devido à ameaça francesa, a colônia passará a ser povoada, e se estende até sua elevação a reino unido de Portugal, que se dá com emancipação política do território brasileiro em 1815. O período colonial brasileiro está economicamente alicerçado no tripé monocultura, latifúndio e mão de obra escrava, introduzido por Portugal, visando proteger a nova colônia da invasão francesa na forma de capitanias hereditárias, faixas de terra doadas a donatários, que ficariam responsáveis pela proteção, povoamento e por estabelecer o cultivo de cana de açúcar.
É nesse cenário que a sociedade colonial brasileira começa a dar os primeiros passos. Primeiramente, a ocupação portuguesa se deu por degredados, os indesejáveis que Portugal exilava na