Pesquisa de Figurino
Personagem: Ofélia
Peça: Hamlet
Autor: William Shakespeare
Sobre o texto:
• Que história é contada?
É a história de um príncipe da Dinamarca que tenta vingar a morte de seu pai, o Rei Hamlet (que vaga pelo castelo como fantasma). O príncipe Hamlet vai contra a tirania, intrigas e brigas pelo poder no seio da própria família, pois descobre que o assassino de seu pai é seu tio Claudio, atual esposo de sua mãe (com quem se decepciona ,fazendo-o perder a fé em todas as mulheres).
Ao longo desse processo o príncipe inquieto e confuso finge – se de louco para não levantar suspeitas sobre o quanto sabe sobre a morte de seu pai e as aparições desse como espectro, enquanto que agora, desconfiado de tudo e de todos, percebe uma rede de intrigas que se estabelece no reino da Dinamarca.
Hamlet mesmo sabendo que seu tio é o culpado da morte de seu pai, duvida um pouco e excita em matá-lo quando tem a chance depois da apresentação da peça que conta a história da morte de seu pai tal como foi na realidade. Portanto ele se debate com a moralidade e decide mata-lo depois. O que gera uma sucessão de acontecimentos .
Hamlet é afastado da sua terra, mas logo retorna, rejeita Ofélia, essa enlouquece e suicida-se afogada. Atentados contra a vida de Hamlet são armados pelo Rei.
O irmão de Ofélia, Laerte - encorajado pelo rei - volta para vingar a morte de seu pai e de sua irmã, e chama Hamlet para um duelo de espada, no então tal duelo é um embuste, pois sua espada tem veneno na ponta para matar o príncipe. Há veneno também no vinho de brinde, caso Hamlet não seja atingido pela espada.
Enquanto Hamlet está vencendo o duelo, a rainha bebe o vinho envenenado, Laerte fere o príncipe, as espadas por acidente são trocadas, e Laerte também é ferido com veneno.
Quando Hamlet percebe o que está acontecendo obriga o rei a beber o vinho.
Os três homens, Hamlet, Laerte e o Rei morrem sucessivamente.
Hamlet morre dizendo: "O