figuras de linguagem
As figuras de linguagem são recursos usados na fala ou na escrita para expressar melhor a mensagem transmitida. A importância de saber identificar as diversas figuras de linguagem, é que desta forma é possível compreender melhor diferentes textos. As figuras de linguagem podem ser divididas em: Figuras de Palavras (Catacrese, Metáfora, Comparação, Metonímia); Figuras de Pensamento (Antítese, Paradoxo, Eufemismo, Hipérbole); Figuras de Construção (Aliteração, Anáfora, Elipse, Pleonasmo).
Figuras de palavra
Consiste no emprego de um termo com sentido diferente daquele convencionalmente empregado, a fim de se conseguir um efeito mais expressivo na comunicação.
Comparação: Ocorre quando se estabelece aproximação entre dois elementos que se identificam ligados por conectivos comparativos explícitos(feito, assim como, tal, como, tal qual, tal como, qual, que nem) e alguns verbos(parecer, assemelhar-se)
Exemplos: "Amou daquela vez como se fosse máquina. / Beijou sua mulher como se fosse lógico." (Chico Buarque);
Arrumava os cabelos assim como sua mãe.
Metáfora: Ocorre metáfora quando um termo substitui outro através de uma relação de semelhança resultante da subjetividade de quem a cria. A metáfora também pode ser entendida como uma comparação abreviada, em que o conectivo não está expresso, mas subentendido.
Exemplos:
"Supondo o espírito humano uma vasta concha, o meu fim, Sr. Soares, é ver se posso extrair pérolas, que é a razão." (Machado de Assis).
Você é um anjo.
Metonímia: Ocorre metonímia quando há substituição de uma palavra por outra, havendo entre ambas algum grau de semelhança, relação, proximidade de sentido ou implicação mútua. Tal substituição fundamenta-se numa relação objetiva, real, realizando-se de inúmeros modos:
O continente pelo conteúdo e vice-versa: “Antes de sair,