Figuras de linguagem
Como vimos nas imagens dos fotógrafos Marcelo Zocchio e Everton Ballardin, existem, na língua, expressões que são usadas no sentido figurado, ou conotativo. Quando dizem, por exemplo, que uma pessoa é “mala sem alça”, estão empregando essa expressão no seu sentido figurado, constituindo, assim, um novo sentido, uma figura de linguagem .
[pic]
1)Identifique a expressão representada por cada imagem e explique a sua conotação.
Conheça algumas figuras de linguagem muito usadas.
COMPARAÇÃO: figura de linguagem que consiste em aproximar dois seres em razão de alguma semelhança existente entre eles, sempre por meio de um elemento comparativo expresso: como, tal qual, semelhante a, que nem, etc.
EX: Pedro é forte como um touro.
METÁFORA:é a figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, resultante de uma relação de semelhança, de intersecção entre dois termos.
EX: Pedro é um touro.
EUFEMISMO: figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra ou expressão no lugar de outra considerada chocante ou desagradável.
EX: Pedro partiu desta para melhor.
Observe que, para não se dizer que Pedro morreu, o enunciador de tal frase optou por uma expressão que considerou menos chocante.
HIPÉRBOLE: figura que consiste em expressar uma ideia com exagero.
EX: Pedro gritou meu nome setecentas mil vezes, mas não ouvi.
ANTÍTESE: figura que consiste no emprego de palavras que se opõem quanto ao sentido.
EX: Era a noite certa para Pedro sair com a pessoa errada.
IRONIA: é a figura que consiste em afirmar o contrário do que se pensa.
EX: A mãe ao ver a prova de Pedro com uma nota muito baixa, afirma: “Que nota maravilhosa, filho!” PROSOPOPEIA (OU PERSONIFICAÇÃO):consiste em atribuir vida ou qualidades humanas a seres inanimados, irracionais, mortos ou a conceitos.
EX: “As casa espiam