O pensamento iluminista e teorias economicas
PARTE I 1) Elabore um esquema com as principais ideias do pensamento iluminista:
Idéias Iluministas: Montesquieu divisão dos poderes
Fisiocracia total liberdade de produção e comércio = a riqueza de um país adivinha única e exclusivamente do setor primário agricultura e extrativismo. Terra fonte de riqueza de uma nação.
“Laisser faire, Laisser passer” = deixai fazer (produzir) deixai passar (fazer comércio) Estado deve agir apenas no sentido de manter a ordem, sem tentar interferir na economia.
Escola Clássica (Europa) nem a agricultura nem as indústrias são responsáveis pela produção de riquezas, mas sim o trabalho humano.
comércio entre os vários países livres sem monopólios = as riquezas chegarão a todo o mundo.
Lei da oferta e da procura mais procura preço aumenta, mais oferta preço diminui
Século XVIII (França e Inglaterra) = liberalismo liberdade individual dentro da sociedade, nos campos da política, da religião, da economia. Confiar na razão como instrumento capaz de promover a crítica das questões que envolviam a sociedade e a natureza. Liberdade de expressão educação do povo igualdade jurídica divisão dos poderes dentro do Estado e governos representativos = elementos essenciais para a edificação de uma sociedade mais justa para a felicidade do ser humano. tradicionalismo religioso medieval práticas superticiosas e o poder da magia a divisão social dos homens baseada numa hierarquia de estratos estabelecidos pelo nascimento = libertar o homem de certas “algemas” que o prendiam era objetivo de muitos pensadores iluministas, sendo estas “algemas” todos estes elementos.
2) Elabore um esquema citando as principais obras e idéias dos seguintes pensadores: a) John Locke * Nasceu em 1632, em Wrington * Veio de origem humilde, mas teve uma formação educacional => ingressou na Academia Científica da Sociedade Real de Londres * Sua