Resumo do livro genese, grupos e oficinas
Lewin: grupo é um campo de forças, cuja dinâmica resulta da interação dos componentes em um campopsicossocial. O grupo não é somatório de indivíduos, e sim um conjunto de relações em constante movimento.
Freud= identificação e sublimação -os membros se identificam com o líder ou com um ideal
OFICINA
-trabalho aceito pelo grupo
- 4 etapas:
1- Demanda
2- Pré-análise: a identificação da demanda inclui uma pré-analise da questão abordada. Levantamento de dados importantes desta questão
3- Foco e enquadre: tema geral e estrutura do trabalho
- na esteira do grupo operativo e do circulo decultura, a oficina pretende realizar um trabalho de elaboração entre culotura e subjetividade. Tem potencialidade terapêutica por facilitar o insight. A diferença da oficina é q ela é realizada em um contexto sócio-institucional com enquadre definido, q permite limita o trab.
E possível usar metocdos de psicoterapia breve
4- Planejamento flexível:
Papel da coordenação: na pesquisa-açao não é dono da verdade, mas facilitador, precisa estar atento para dimonsoes consc e incs procurando suas interrelaçoes.
- papel ativo
Fases do grupo:
1- Sentimento e identidade de grupo
2- Surgimento de diferenças e construção de condições de produtividade do grupo
3- Fim do grupo: satisfação ou insatisfação; sentimentos de melancolia, ansiedade
Comunicação:
O processo de comunicação de um grupo ocorre porque existe relação entre campo grupal e social (representações cons e inconsc dos participantes se articulam às representações sociais do seu contexto sócio-historico- no campo grupal tb fazem presentes o campo social)
Neste processo há um constante que inter-relaciona linguagem e identidade. Se identifiocam pela narrativa
Relaçao de vinculo afetivo e vinculo social une os participantes no processo de expressão , sistematização, desconstrução e reconstrução de significados
As técnicas como linguagem: as técnicas favorecem a