Figuras de linguagem - fala, língua e variedade linguísticas
Nome do grupo: Pollyana Guimarães Moraes, Raphaela Gama Rocha e Roberta Alfradique.
Nome do professor: Wagner Trindade
Período: 1º Administração
Disciplina: Português
Data: 15/09/2011
CONCEITOS DE LÍNGUA:
1º Conceito de Língua= A língua é um fenômeno social à disposição das pessoas que compõem uma comunidade. A língua portuguesa é usada no Brasil, mas cada pessoa tem sua maneira própria de falar, que varia de acordo com seu jeito de ser, com a situação em que se encontra, com o ouvinte etc. Essa utilização pessoal da linguagem chama-se fala.
(Maria Aparecida Paschoalin e Neuza Terezinha Spadoto)
2º Conceito de Língua= Há um instrumento peculiar de comunicação – a língua – distinta da fala e que representa a parte social da linguagem, exterior ao individuo “que por si só, não pode modifica-la”. Língua e forma. Enquanto a linguagem, como faculdade natural, é um todo heterogêneo, a língua é de natureza homogênea – sistema de signos (código) convencionais e arbitrários.
(Dileta Silveira Martins e Núbia Scliar Zilberknop).
CONCEITOS DE FALA:
1º Conceito de Fala= A fala é a utilização da língua pelo falante. Dentro de uma mesma sociedade, as pessoas são diferentes entre si. Há diferenças individuais e sociais que revelam variedades temperamentos preferências, idade, sexo, profissão, posição econômica e cultural, grau de escolaridade, local em que reside etc. No ato da fala essas diferenças são evidenciadas. Além disso, há no ato da fala outras influências que são determinadas pela situação em que ela ocorre: o lugar, o momento e o grau de intimidade entre os falantes, todos esses fatores acabam refletindo-se na fala das pessoas, criando-se os diferentes níveis de fala.
(Maria Aparecida Paschoalin e Neuza Terezinha Spadoto)
2º Conceito de Fala= Universal ou do falar em geral, já que se apresenta como prática universalizada não determinada historicamente, isto é, todos os homens adultos e normais falam. É a