Ficção ficcionismo
Conceito de Ficção: Criação da imaginação. Invenção fantástica; coisa imaginária ou artificiosa; fábula. Disfarce para encobrir ou simular a verdade; fingimento.
Conceito de Ficcionismo: “A entidade imaginação humana no mundo é uma vasta rede de ficções cheios de contradições lógicas, ou seja. Invenções científicas, para fins práticos, ou de inadequados, subjetivas, modos de apresentação visual cujo encontro com a realidade é excluída desde o início”.
Ficção X Realidade:
“ Mesmo na realidade há imagens de muita ficção”. (Ivete Lara C. Walty)
Muito do que era ficção tornou-se realidade, não há ainda uma maneira certa de delimitar nenhuma das duas, pois uma começa onde outra acaba e vice-versa... Com todos os recursos que podem ser utilizados....
Mas porque nós Seres Humanos fazemos ficção???
Conceito dado por Platão e Aristóteles
A posição de Platão resulta contrária à atribuição de qualquer potencial cognitivo à ficção. Um tanto paradoxal, pois sua obra mais famosa é o Mito das Cavernas.
Para Aristóteles, a ficção não só passa conhecimento, como também nos faz vivencia aquilo que vemos: “nos agrada a visão das imagens, porque aprendemos ao olhá-la e deduzimos o que representa cada coisa; por exemplo, que esta figura é tal pessoa”.
Conhecimento X Ficção
A ficção é um modo diferenciado de nos trazer conhecimento...
“É considerada uma extensão da vida, trazendo um contato com lugares, personagens e acontecimentos que de outro modo não teria”.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://dicionariopsi.com.br/Ficcionismo, acessado em 19/03/2013 às 16:48h. http://www.filosofico.net/vaihinger.htm, acessado em 19/03/2013 às 17:34h. http://www.ojovemescritor.com, acessado em 17/03/2013. Imagem do filme: As Aventuras de Pi. http://www.cinematoria.com, acessado em 17/03/2013. Imagem do Filme: Dredd. http://www.cinema.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=482, acessado em 18/03/2013.