Resumo - História do cinema mundial
1 – PRIMEIRO CINEMA
Origens
No começo do século XX, o cinema inaugurou uma era de predominância das imagens. Mas por volta de 1895, não possuía um código próprio e estava misturado a outras formas culturais, nos primeiros 20 anos do cinema de 1895 a 1915, esteve em transformação constante.
Invenções
As primeiras exibições de filmes aconteceram entre 1893, quando Thomas A. Edison registrou nos EUA a patente de seu quinetoscópio, e 28 de dezembro de 1895, quando os irmãos Louis e Auguste Lumière realizaram em Paris a famosa demonstração, pública e paga, de seu cinematógrafo.
Um cinema diferente, que desafia os historiadores
O cinema dos primeiros 20 anos foi considerado de pouco interesse para a história do cinema, nesse período, por estar misturado a outras formas de cultura, como o teatro, a lanterna mágica, o vaudevile e as atrações de feira, o cinema se encontraria num estágio preliminar de linguagem. Os filmes teriam aos poucos superando suas limitações iniciais e se transformado em arte ao encontrar os princípios específicos de sua linguagem, ligados ao manejo da montagem como elemento fundamental da narrativa.
Periodização
O período do primeiro cinema pode ser dividido em duas fases. A primeira corresponde ao domínio do “cinema de atrações” e vai de 1894 até 1906-1907, e a segunda vai de 1906 até 1913-1915 e é o que se chama de “período de transição”.
O cinema de atrações
O cinema tem uma estratégia apresentativa, de interpelação direta do espectador com o objetivo de surpreender. Panorâmicas, travelings e close-ups já existem, mas não são usados como parte de uma gramática como nos filmes de hoje. Os espectadores estão interessados nos filmes mais como um espetáculo visual do que como uma maneira de contar histórias. Esse período tem duas fases: A primeira vai de 1894 até 1903 e é caracterizada pelo predomínio de filmes de caráter documental, as atualidades. De 1903 até 1907, os filmes de