relatorio elevatoria
INTRODUÇÃO
Sabemos que o conceito de Teoria de Estado é muito complexo e admite várias definições. São consenso que três são os elementos formadores do Estado: População, Território e Governo. Cada Estado organiza o seu governo, que são as decisões políticas que mantêm a ordem social dos indivíduos do Estado. Nesse trabalho vamos apresentar algumas definições de Formas de Estado, Formas de Governo e Sistemas de Governo, Nação, soberania entre outros. A partir daí poderemos elucidar algumas dúvidas mais pertinentes à organização de Teoria de Estado.
1. TEORIA GERAL DO ESTADO
Estado – Origem e Conceito
Para entendermos a origem do Estado é necessário analisar a historia do homem, sobretudo após o momento em que passou a viver em sociedade.
E determinada época, o homem viu que sua sobrevivência estaria melhor assegurada se vivesse em sociedade. A necessidade de caça ou do compartilhamento da mesma é um bom exemplo de atividade social. A cerca desse exemplo, Maximilianus informa que “germinava a forma mais rudimentar de sociedade”, para quem ainda o conceito de sociedade compreende “ a união mais menos estável de pessoa, que tem por fim a cooperação para a realização de um bem comum, mediante a adoção de algumas regras “
Com o tempo e, consequentemente, com o fortalecimento dos vínculos sociais, tendo como pano de fundo a questão da sobrevivência, acabaram por surgir varias formas sociais alem de familiar (a mais primitiva sob o ponto de vistas organizacional), dentre elas o Estado, como expressão ou futuro da sociedade politicamente organizada.
“Muito embora a palavra “Estado” tenha sido empregada tecnicamente após a publicação de O príncipe”, de Niccoló Machiavelli, em 1513, e certo que sua origem guarda características semelhantes aos da formação das cidades- Estados dos gregos (polis ) e romanos (civistas ).
Para o prof. Pedro Salvetti Netto, o Estado “é a forma mais perfeita” de organização social jamais