Fichamentos Piaget
Juliany
Faculdade:
Faculdades Metropolitanas Unidas
Nº 18
Período: Noturno
FICHAMENTO
Texto 1
A Revolução de Piaget
DADOS BIBLIOGRÁFICOS
Amílcar, Heitor. A Revolução de Piaget. Disponível em http://super.abril.com.br/cultura/revolucao-piaget-436673.shtml. Acessado em 20 de abril de 2014.
RESUMO
As escolas nunca mais foram a mesma após a revolução de Jean Piaget na pedagogia, o mesmo fez do aprendizado algo prazeroso e gradual.
Com os seus estudos e aprendizagens, surgiu as escolas construtivistas, que usam a ideia de que as crianças formam a sua inteligência aos poucos, a partir do seu contato com o mundo. Segundo os construtivistas, o importante é que os indivíduos sejam independentes e que os mesmos busquem o seu conhecimento da sua forma. Os métodos de Jean Piaget são excelentes referências a quem tem a ideia de dar continuidade, quanto as pessoas que querem superá-las.
Jean Piaget realizou descobertas sobre o processo de construção do conhecimento pela criança e elaborou uma teoria do desenvolvimento intelectual, que sua base é o egocentrismo, ou seja, quando a criança não tem a capacidade de pensar que existe um mundo externo separado de si mesma.
Egocentrismo ocorre quando a criança não vê a necessidade de explicar algo, pois tem certeza de que será entendida ou até mesmo quando atribui os seus desejos e as suas características a algo externo. Com estudos, Jean Piaget percebeu que a inteligência das crianças se forma a partir de adaptações e com as assimilações, as crianças aos poucos vão colocando algo novo a esquemas já utilizados normalmente.
Após o egocentrismo, ocorrem as fases da inteligência, e a primeira é sobre o “sensório motor” e a sua principal característica é que o conhecimento das crianças é marcado pelo seu contato físico através de um objeto, pois por exemplo, para a criança ter a noção de um lápis, é necessário que a mesma o toque, e por fim, em um estágio avançado, poder rabiscar