relatorio de fisica
De um modo geral, quando aumentamos a temperatura de um corpo, aumentamos a agitação molecular, e isso provoca um afastamento das moléculas, resultando em um aumento das dimensões de um corpo, tal efeito é denominado dilatação térmica. Devido ás características dos materiais, a dilatação térmica é diferente para corpos de diferentes materiais. Os efeitos da dilatação térmica podem ser observados em várias situações cotidianas, como por exemplo, nos fios da rede elétricas, que em dias quentes apresentam-se menos tensos que em dias frios. Em muitos casos, a dilatação térmica causa efeitos indesejáveis, e em função desses efeitos, algumas técnicas ou cuidados devem ser tomados para evitar problemas. Por exemplo, na construção, as calçadas apresentam vãos entre os blocos de cimento, feitos para que quando estes blocos se dilatarem, não se comprimam e apresentem rachaduras. Os trilhos de trem, que apresentam um aumento em seu comprimento em dias quentes e que, portanto podem entortar se não forem planejados visando este efeito e os cabos da rede elétrica que podem romper-se em dias frios por serem muito tencionados
2. Introdução:
Geralmente, quando se aumenta ou diminui a temperatura de um corpo, suas dimensões aumentam ou diminuem em virtude da temperatura exercida neste corpo, essa reação recebe o nome de dilatação térmica.
A dilatação de um corpo pelo aumento de temperatura é consequência do aumento das partículas do corpo: as mútuas colisões, mais violentas após o aquecimento, causando maior separação entre as moléculas.
3. Objetivo do experimento:
Em uma haste metálica, iremos determinar a dilatação térmica linear, a dilatação térmica superficial da secção transversal a dilatação térmica volumétrica, coeficiente de dilatação térmica linear, o coeficiente de dilatação térmica superficial, o coeficiente de dilatação térmica volumétrica e por fim, qual material constitui a amostra metálica.
4. Materiais utilizados:
A.