Piaget fichamento
O presente artigo, conta perfil da escola ideal,explicitando o seu papel ao longo da história. Na segunda parte, tentamos resumir a vida e a obra de Jean Piaget e de Lev Vygostsky, respectivamente, levantando os principais aspectos de seus estudos, identificando as suas constribuições na construção do sujeito cognoscente. No item três, assinalamos as diversidades maismarcantes, e as convergências dos pressupostos teóricos, nas abordagens destes pesquisadores, apontando algumas saídas pedagógicas para o planejamento de ensino e a práxis no dia a dia na escola. E, por último,abordamos as conclusões a que chegamos através da retomada da bibliografia destes dois autores, com a finalidade de elaborar este estudo.
Piaget e Vigotsky
FACISA - Coordenação de Pós- Graduação - Especialização em Psicopedagogia Institucional
1. O perfil da escola ideal
Com a responsabilidade de fazer a mediação entre o individuo e a sociedade, a escola apresenta-se, nos dias de hoje uma das mais importantes instituições, por ter na sua práxis a responsabilidade de fazer a mediação entre o individuo e a sociedade.
Tempos atrás cabia aos mais velhos ensinarem aos mais moços o que sabem fazer. Na Idade Média a educação tornou-se produto da escola. O ensino serviu aos nobres e á burguesia.
As revoluções do século XIX trouxeram transformações á escola, onde o estudo deixa de ser privilégio da aristocracia e da igreja. Pela democratização, a classe trabalhadora organizada passa exigir o direito de ter seus filhos na escola, o direito á cultura e ao conhecimento dominante, não deixando á escola, outra alternativa a não ser a de abrir suas as classes sociais menos privilegiadas.
A escola tornou-se uma instituição da sociedade que trabalha á serviço desta mesma sociedade e por ela é sustentada, com a finalidade de preparar as crianças para viver o mundo dos adultos. Na escola, a criança aprende a trabalhar, a assimilar as regras sociais, os conhecimentos básicos, os valores