Tecnologia
E difícil imaginar o mundo sem essas tecnologias existentes hoje, um simples celular, uma câmera fotográfica, um notebook, se tornaram cada vez mais acessíveis e mais fáceis a operação desses equipamentos. As inovações surgem não apenas das necessidades e das boas idéias, mas, da organização e sofisticação das mesmas.
Um bom exemplo de inovação feito há muito tempo atrás, e a ideia de Frederick Taylor que definiu um padrão de produção, com base no tempo gasto pelos funcionários em cada uma de suas atividades, em outras palavras uma linha de produção em serie (tempo e movimento). Onde alcança uma produtividade maior com os mesmos recursos porem com organização e métodos.
Nos dias atuais a competitividade entre as empresas é grande, todas buscam uma inovação revolucionaria que vai mudar o mercado, como a Basf empresa do ramo químico que inovou ao apresentar um plástico feito de amido de milho aplicado em diversos tipos de produtos, como sacolas plásticas. Esse tipo de material se decompõe em um tempo muito menor, cerca de 180 dias.
Visa Vale revolucionou o mercado de vale beneficio ao usar o cartão no lugar do papel. A empresa existe há 5 anos e já futura 4 bilhões de reais.
Ampla – Empresa do ramo de distribuição de energia elétrica, a troca do medidor mecânico por um chip eletrônico ajudou a companhia a reduzir o furto de energia e voltar às contas ao azul.
Volkswagen – Lançou o gol total flex. O primeiro carro bicombustível do Brasil, tecnologia hoje usada por todas as montadoras do país.
Muitas empresas poderiam ser citadas como bons exemplos. Mas para uma empresa se manter competitiva no mercado globalizado, não basta apenas ”inovar”, e necessário inovar para suprir