Fichamentos de administração
RESPONSABILIDADE - “obrigação de responder por certos atos próprios ou de outrem”
SOCIAL - “relativo ou pertencente à sociedade, que convém à sociedade”
Já é possível entendermos que Responsabilidade não é só uma questão de “opção”, mas é
OBRIGAÇÂO e vai muito além de uma escolha apenas, é algo que somos obrigados a ter. Quanto ao termo Social, vimos que é algo que pertence à sociedade, ou melhor, a todos nós.
Então o termo Responsabilidade Social é uma obrigação minha, sua, das empresas, do governo e do mundo. Não adianta ficarmos transferindo a responsabilidade para alguém e achar que a culpa é sempre dos outros, mas assumirmos a “culpa” das mudanças radicais do nosso ambiente e, claro, do mundo no qual vivemos.
O Instituto Ethos de Responsabilidade Social, que é um órgão não governamental de apoio às empresas quanto à responsabilidade social, afirma que “No contexto empresarial, ser socialmente responsável é prever e realizar ações da melhor forma possível, antecipando as consequências e o alcance de tais ações para o benefício de todos os seus públicos”.
Então analisando o que o Instituto Ethos recomenda podemos perceber que não é só esperar o caos acontecer, mas se antecipar às consequências, ou seja, prever o que poderá acontecer e resolver com antecedência.
Podemos observar que o termo Responsabilidade Social é algo que tem sido discutido há muito tempo, vejamos o que o Manifesto Industrial Inglês de 1942 diz a respeito: “A responsabilidade dos que dirigem a indústria é manter um equilíbrio justo entre os vários interesses do público como consumidores, dos funcionários e operários como empregados e dos acionistas como investidores. Além disso, dar maior contribuição possível ao bem estar da nação como um todo”. A política brasileira define três SETORES que são os responsáveis pelo desenvolvimento da cultura e das ações da responsabilidade social, são eles:
PRIMEIRO SETOR - ESTADO
SEGUNDO SETOR -