Fichamento de livro na area de administração
Esta pesquisa tem como finalidade investigar um tipo de violência que ganhou destaque no mundo inteiro através de pesquisas, mídia e estudantes.
A violência que trazemos aqui tem o nome científico de Bullying que é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica. Segundo a ABRAPIA (2003) ABRAPIA: Associação Brasileira de Proteção à Infância e adolescente. Programa de redução do comportamento agressivo entre estudantes. Acesso 02 de Setembro de 2010.
Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de Bullying possíveis, tem algumas ações que podem estar presentes: colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, encarnar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences. Este fenômeno pode ser intencional ou repetido, praticados por um indivíduo ou grupos. Um dos autores que discute é Fante (2005, p.27) que cita a definição do Bullying e as suas conseqüências através de pesquisas realizadas em várias escolas. Outros autores afirmam que: A intimidação e a vitimização são processos de grande complexidade que se produzem no marco das relações sociais e com freqüência no meio escolar, podendo agravar progressivamente o problema com severas repercussões a médio e longo prazo para os implicados. (FRANCISCO; LIBÓRIO, 2008, p. 201).
O Bullying pode ocorrer em locais como a escola ou a faculdade, no trabalho, no espaço militar e entre outras instituições. Nas escolas, o Bullying geralmente ocorre em áreas com supervisão mínima ou inexistente. Ele pode acontecer em praticamente qualquer parte, dentro ou fora do prédio da escola.
Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar qual é atitude dos professores em relação