Estrutura organizacional
Estrutura Organizacional
A Estrutura Organizacional constitui o elo de ligação entre as orientações estratégicas da organização e a sua atuação no mercado e pode ser dividida em macro-estrutura (relacionada com a totalidade das divisões da organização) e micro-estrutura (relacionada com a organização das atividades dentro de uma divisão).
A importância da estrutura para a implementação de um plano reside no fato de ser através dela que são formalizadas as relações entre as pessoas que constituem a organização, por meio de ligações de dependência e de cooperação. Para melhor compreender estas relações é conveniente abordar alguns conceitos fundamentais, nomeadamente os conceitos de autoridade, responsabilidade e delegação.
Para uma melhor compreensão da estrutura da organização é normalmente elaborada a sua representação gráfica, o organograma, a qual permite visualizar rápida e facilmente os diversos órgãos componentes da estrutura, a via hierárquica, as comunicações formais e a interdependência entre as partes. Implícita neste conceito de organograma estão a divisão do trabalho e departamentalização, a hierarquia e acoordenação.
Dos diversos tipos de estrutura que a organização pode assumir destacam-se as estruturas hierárquicas (hierarquia como critério de divisão do trabalho), a estrutura funcional (funções como critério de divisão do trabalho), a estrutura staff & line (utilização simultânea de critérios de hierarquia e de funções), a estrutura divisionalizada (produtos ou unidades geográficas como critérios de divisão do trabalho) e, finalmente, a estrutura matricial (utilização simultânea de critérios de funções e de produtos ou unidades geográficas). Naturalmente, podemos encontrar diversos tipos de variações a estes tipos de estruturas, como a utilização de critérios de divisão dos trabalhos distintos consoante o departamento, a utilização de estruturas divisionalizada com órgãos de staff, entre