Papel dos pais e da sociedade no desenvolvimento das crianças
A escola por sua vez, é responsável por complementar a educação recebida em casa, ajudando a desenvolver a capacidade intelectual e integração social do ser.
Desde o momento em que nascemos estamos sendo, seja direta ou indiretamente, influenciados pelo ambiente em que vivemos como disse Karl Marx “o homem é produto do meio”, logo sabemos que as crianças são frutos dos lares onde vivem, e mais tarde vão demonstrar no dia a dia o que aprenderam em suas casas, escolas, viagens, etc. Por outro lado também sabemos que todos têm uma personalidade própria e o poder de livre arbítrio, por isso existem casos de crianças que mesmo crescendo em ambientes desfavoráveis, como favelas, tornam-se pessoas de bom caráter por ter personalidade própria e não ser influenciada pelo meio em que vive, absorvendo de forma coerente a educação recebida.
Nos dias de hoje, onde grande parte das famílias possui tecnologia dentro de casa, muitas vezes as crianças passam muito tempo diante dos computadores, exercendo uma socialização virtual, através de redes sociais, porém algumas vezes isso acaba trazendo como consequência uma dessocialização com a realidade palpável, criando assim indivíduos que não vão conseguir se inserir de forma adequada no mercado. Por isso é necessário que as pessoas responsáveis pela contribuição do desenvolvimento intelectual das crianças fiquem atentas ao tempo que elas passam se socializando no mundo virtual e também no mundo real. A socialização de um indivíduo é de suma importância, não apenas para a pessoa em particular, mas para a sociedade em geral, pois há uma necessidade recíproca entre o indivíduo e a sociedade de conviverem e trabalharem juntos de forma eficaz, gerando assim um melhor resultado para