Fichamento
Análise qualitativa Etnografia TEREZINHA,Denize.A abordagem qualitativa:a leitura no campo de Pesquisa.
“A pesquisa qualitativa observa o fato no meio natural […] Entre os tipos de pesquisa qualitativa está a do tipo etnografico […] que tem como premissas a observações das ações humanas e sua interpretação,a partir do ponto de vista das pessoas que participam as ações. ” (p.01)
“O foco da investigação deve se centrar na compreensão dos significados atribuídos pelos sujeitos às suas ações. […] Não aceitando que a realidade seja algo externo ao sujeito,a corrente idealista subjetivista valoriza a meneira própia de entendimento da realidade pelo indivíduo […] tornando inaceitável uma postura neutra do pesquisador.” (p.02)
“A etnografia tem como principal preocupação o significado que têm as ações e os eventos para as pessoas ou os grupos estudados.É a tentativa de descrição da cultura. […] o etnógrafo vai chegando cada vez mais perto das formas de compreensão da realidadedo grupo estudado. […] componente subjetivo é um aspecto relevante na pesquisa qualitativa.” (p.03)
“O trabalho etnográfico envolve a observação e participação de longo prazo em um cenário que está sendo estudado, a fim de o pesquisador familiarizar-se com os padrões rotineiros da ação e interpretação que correspondem ao universo cotidiano local dos participantes.” (p.04)
“O grande desafio nesses casos é saber trabalhar o envolvimento e subjetividade, mantendo necessário distanciamento que requer um trabalho científico. Uma das formas de lidar com esta questão tem sido o estranhamento […] Trata-se de saber lidar com percepções e opiniões já formadas, reconstruindo-as em novas bases” (p.05)
“O estranhamento possibilita ao pesquisador identificar e descrever fatos que estavam invisíveis, inclusive para ele. […]O princípio do estranhamento se faz necessário para o professor/pesquisador que volta seu olhar