Fichamento
Disciplina : Filosofia
Professor : Wellington Amorim
Aluna : Danielle Ribeiro Curso : Hotelaria/Vespertino
Fichamento : BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Intodução por Mauro Magatti.
Pág. 7-8 “... As cidades globais entraram em uma nova fase histórica, inaugurada no inicio do século XX. Por diversas razões, essas áreas são o epicentro das transformações em curso, e como tal constituem observatórios particularmente importantes para compreender tudo o que está acontecendo.”
Pág. 8 “ A transformação nasce de um efeito de duplo movimento: por um lado é nas grandes áreas urbanas que se concentram as funções mais avançadas do capitalismo. Por outro as cidades tornam-se objeto de novos e intensos fluxos de população e de uma profunda redistribuição de renda.”
Pág. 9 “ Quem possui recursos econômicos tenta se defender criando verdadeiros enclaves nos quais a proteção é garantida por empresas privadas de segurança ou transferindo-se para áreas mais tranquilas e nobres. Os mais pobres (ou seja aquele que são obrigados a permanecer onde estão ), são forçados ao contrário a suportar as consequências mais negativas das mudanças. Isso só pode gerar um crescente e difuso sentimento de medo.”
Pág.10 “ Tendo em mira esses objetivos é interessante fazer referencia a um caso em particular – o da cidade de Milão. [...] É um dos centros mais importantes do continente europeu. [...] É uma daquelas cidades que se distinguem por um grau relativamente alto de integração social, pelo menos quando comparadas a cidades semelhantes. Mas não lhe faltam problemas. Nos últimos anos os índices de pobreza aumentaram de modo constante e algumas áreas periféricas começaram a sofrer um processo evidente de degradação. “
Pág. 11 “ Desse ponto de vista Milão está diante de uma encruzilhada : ou resolve conservar, renovando-a a própria tradição para continuar a ser uma cidade capaz de integrar os diversos grupos sociais ou terá de se conformar em