Adrenalina
Adrenalina é um hormônio, secretada pelas supra renais, que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros. Ela tem seus benefícios e seus malefícios
A adrenalina, também chamada de epinefrina é uma substância vasoativa, que atua como hormônio e neurotransmissor e derivada da modificação de um aminoácido aromático (A tirosina) que foi descarboxilado. É secretada pelas glândulas suprarrenais, que tem efeito sobre o sistema nervoso simpático.
Em condições normais, seu nível no sangue é baixo. Porém, em momentos de medo, euforia, estresse emocional ou qualquer outra condição que ameace a integridade física do corpo, uma grande quantidade de adrenalina é secretada com o intuito de preparar o organismo para um grande esforço físico que exige reflexos de forma rápida. Acontece o aumento da frequência dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, o aumento do volume sanguíneo por cada batimento, a elevação do nível de açúcar no sangue (hiperglicemia), minimização do fluxo sanguíneo nos vasos e no sistema intestinal, bronquiodilatação, vasoconstrição, sudorese e dilatação da pupila. Tudo isso para que o organismo esteja preparado para reagir.
A adrenalina também pode estimular a secreção de hormônios como o glucagon, gastrina e insulina e promover a fosforilação de proteínas no fígado, envolvidas na regulação do metabolismo do glicogênio. Ela também participa da degradação de triacilgliceróis armazenados no tecido adiposo.
BENEFÍCIOS DA ADRENALINA
Além de a adrenalina preparar o corpo para situações que necessitem de um grande esforço físico exigindo reflexos de forma rápida, ela é uma grande aliada às anestesias locais e alguns tratamentos médicos.
A secreção da adrenalina é bastante importante em situações em que precisamos estar em alerta, como no transito para desviar de algum carro, para