Programa 5S
5S
Housekeeping
Origem do 5S
Nasceu no Japão na década de 50, criado por Ishikawa ao regressar de uma viagem de estudos aos Estados
Unidos após a Segunda Guerra Mundial para combater a sujeira das fábricas.
Neste período faltava tudo no Japão e não poderia haver desperdício. Devido as suas características de gestão quase domésticas, esta técnica passou a ser conhecida como “HOUSEKEEPING”.
5S no Brasil
No Brasil foi lançado em 1991. O Brasil é o país campeão mundial de desperdícios, estatísticas comprovam que o desperdício está incorporado na cultura nacional. O desperdício custa ao Brasil anualmente 90 bilhões de dólares, principalmente nos setores de alimentos, transporte, construção civil e industrial. No setor público, vemos muitas obras inacabadas ou destruídas pelo mau uso e pela falta de conservação e nos setores privados a situação não é menos alarmante.
5S no Brasil
Tudo indica que essa “cultura” tem dias contados. Desperdício é prejuízo real para as empresas. Cabe a você antecipar esse processo. Você terá ótimas surpresas após aplicar regras muito simples para eliminar o desperdício em sua empresa: redução de custos, maior produtividade e outras vantagens que a organização do trabalho propicia. Desperdício
É todo e qualquer recurso que se gasta na execução de um produto/serviço além do estritamente necessário (matéria-prima, tempo, dinheiro, energia etc.).
Dispêndio extra acrescentado aos custos normais do produto/serviço, sem trazer qualquer melhoria ao cliente.
O 5S é também conhecido como “Programa de
Combate ao Desperdício”.
Programa 5S
Os Programas da Qualidade devem ser iniciados pelo 5S, que mobiliza as pessoas em torno de objetivos simples, gerando resultados, que irão sustentar a motivação do pessoal envolvido. Como podemos melhorar?
Agora que já sabemos o que é desperdício e como localizá-lo, veremos como eliminá-lo em cinco fases, que podem ser aplicadas no trabalho, em casa e com a própria pessoa, produzindo elevado