Fichamento
Concepção de intertextualidade
PG:75 A intertextualidade é um dos grandes temas a que se tem dedicado a Lingüística Textual.
[...]podemos facilmente perceber a intertextualidade quando o autor recorre a outros textos, com explicação de fonte.
Entretanto, nem sempre a intertextualidade se constitui de forma desvelada. [...] além dos textos cujas fontes foram reveladas, a produção escrita tem como origem um outro texto sem a fonte explicitada, porque o autor pressupõe ser do conhecimento do leitor.
PG:78 [...]indentificar a presença de outro texto em uma produção escrita depende e muito do conhecimento do leitor, do seu repertório de leitura.Para o processo de compreensão e produção de sentido, esse conhecimento é de fundamental importância.
Também é importante destacar que a inserção de "velhos'' enunciados em novos textos promoverá a constituição de novos sentidos.
PG:81 Um outro exemplo de intertextualidade e, portanto, da necessidade do (re)conhecimento do outro(s) texto(s) ou do modo de constituí-los no processo de leitura e produção de sentido é o texto a seguir propagado pela internet, em cujas laterais encontram-se os respectivos textos que serviram como fonte.
PG:85 No tocante à intertextualidade, podemos dizer que, enquanto alguns trechos reproduzem o "estilo" do autor do texto fonte, outros trechos se constituem de modo a remeter a passagens deste. Em ambos os casos, no entanto, conhecer o texto-fonte ou modo de constituição é condição necessária para a construção de sentido.
[...]para o processo de compreensão, alem do conhecimento do texto-fonte, necessário se faz também considerar que a retomada de texto(s) em outro(s) propicia a construção de novos sentidos, uma vez que são inseridos em uma outra situação de comunicação, com outras configurações e objetivos. PG:86[...] stricto sensu, a intertextualidade ocorre quando, em um texto, está inserido outro texto anteriormente produzido, que faz parte da memória social