fichamento
KANAANE, Roberto. Organização: sistema sociocultural estabelecido. In: Comportamento humano nas organizações. São Paulo: Atlas, 1999, cap. 2, p.36-53.
============================================================
2. Organização: sistema sociocultural estabelecido
2.1 "Uma organização congrega fatores estruturais, que correspondem às relações de poder e autoridade nos respectivos níveis hierárquicos, e fatores dinâmicos, que correspondem ao funcionamento dos subsistemas e ao processamento de informações." (p. 36)
2.1.1 "O grau de participação dos envolvidos demonstra o estágio da organização, o momento em que esta se encontra e o nível de comprometimento dos mesmos." (p. 37)
2.2 Organização: estrutura, dinâmica e papéis profissionais
2.2.1 "A estrutura e a dinâmica organizacionais inserem-se numa relação de reciprocidade e ambiguidade, que são preenchidas por posições, ora espontâneas, pelos membros que dela fazem parte." (p.37)
2.2.2 “O funcionamento organizacional é representado pelo conjunto de subsistemas interdependentes e interatuantes que compõe a organização.” (p.38)
2.2.3 “Ao se considerar a organização como um conjunto de papéis estabelecidos a partir das relações de produção e as relações sociais mantidas pelos sujeitos e grupos de determinado contexto, pode-se identificar as redes de comunicação e os sistemas de interações sociais como pré-requisitos para o desempenho de papéis profissionais e as respectivas sinergias necessárias para seu funcionamento.” (p.38)
2.2 Conceito de cultura e de clima organizacional: as relações interpessoais, de poder e de autoridade
2.2.1 “As relações de poder e autoridade refletem as posições ocupadas pelo indivíduo no contexto organizacional; esta situação assinala o conjunto delimitado pelo sistema de papéis e status, o conjunto de normas e valores, o fluxo de informações que reforçam as posições socialmente mantidas. Estas posições denotam e refletem os graus de