IMPORTÂNCIA DA MAQUETE NA ARQUITETURA
336 palavras
2 páginas
IMPORTÂNCIA DA MAQUETE NA ARQUITETURAMaquete é uma representação espacial do projeto e é capaz de representar objetos tridimensionais que integram a descrição técnica do desenho e comunicam os aspectos proporcionais, formais e decorativos do projeto, ou seja, é um modelo em escala de uma obra ou projeto arquitetônico, design, engenharia, topografia, cenografia, etc.
Através da maquete pode-se conseguir ótimos estudos das condicionantes do projeto como, terreno, clima, volume, estética, proporções, entre outros elementos.
A maquete serve como ferramenta facilitadora da percepção do projeto, ela pode ser apresentada de forma reduzida, adotando uma escala em tamanho reduzido do modelo físico, ou em sua forma real, onde é adotado o tamanho real do modelo físico, a exemplo os showroons.
Em alguns casos a maquete pode ser utilizada também para apresentação como esboço de projetos e/ou para apresentação e divulgação do projeto. Os materiais utilizados, a quantidade de detalhes e as dimensões da maquete serão escolhidos conforme o objetivo e finalidade da mesma.
A quantidade do grau de detalhamento, cores e texturas, podem obedecer à realidade ou pode contrariá-lo dependo do efeito e/ou impressão que está sendo representada.
Dois tipos de maquetes são mais utilizadas atualmente, a maquete física e a maquete virtual.
Maquete físicas: Como o próprio nome sugere a o modelo físico é aquele que podemos tocar e ele pode ser em uma escala reduzida ou não do modelo real.
Maquetes virtuais: são modelos gerados através de programas e podemos ver somente através de monitores e impressos, são imagens foto-realísticas do objeto proposto.
Ambas possuem suas vantagens, a maquete virtual é rápida e econômica para ser montada em relação à maquete física, porém não possui o mesmo encanto da maquete física.
Em todos os casos a maquete serve primariamente para representar o objeto proposto e em segundo tem a funcionalidade de, através do estímulo visuais, fazer com que o