Fichamento
ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: FILOSOFIA
DATAProfª:
Nome da aluna:
FICHAMENTO
Referência bibliográfica: KANT, Immanuel. Critica da Razão Pura. São Paulo: Martin Claret,2009.
Objeto: O autor objetivou sua teoria acerca da crítica da razão pura, relacionando ela com outros conceitos também trabalhados por eles durante o decorrer da obra, como estética entre outros.
Objetivos:
1. Analisar como origina os nossos conhecimentos;
2. Discutir os diferentes modos de conhecimento;
3. Observar o que se traz sobre a filosofia transcendental;
4. Quais as possíveis relações entre juízo analítico e sintético;
Metodologia: A obra utilizada como tese para ensino médio em que o autor mostra a descoberta dos transcendentais e suas diferentes formas além dos determinados limites sobre o conhecimento. E a interação de sensibilidade, interação e razão.
Fontes: Na obra o autor não faz uso a fontes bibliográficas.
Principais conceitos utilizados pelo (a) autor (a):
*Conhecimento empírico: “O conhecimento empírico, que tem a ver comas percepções dos sentidos, isto é, posteriores à experiência. E o conhecimento puro, aquele que não depende dos sentidos, anterior à experiência, ou seja,a priori,depende de uma afirmação universal que, para ser válida,não depende de nenhuma condição específica” (p.14)
*Conhecimento a priori: “Assim, dizemos que conhecimento “a priori” é aquele que é adquirido independentemente de experiências, e que o conhecimento empírico é aquele que só é possível “a posteriori” (por meio da experiência.” (p. 14)
* Juízo Analítico e Sintético: “Os juízos da experiência, como tais, são todos sintéticos. Não seria possível existir um juízo analítico na experiência, pois para montá-lo não é necessários que saiamos de nosso conceito, e por isso não necessitamos do testemunho da experiência.” (p.18)
*Estética transcendental: “é uma ciência de todos os princípios da sensibilidade a priori. No entanto, é necessário que haja