prova sobre o livro educaçao e luta de classes
01- Com base nas leituras realizadas a partir do livro de Aníbal Ponce e também os debates ocorridos em sala de aula, analisem os processos pelos quais os “novos ricos” da Grécia e Roma antigas, bem como a classe burguesa no final da idade média, conquistaram o acesso à educação e como esse “privilégio” melhorou a situação dessas classes sociais.
- Relacione esses processos com o contexto do Brasil atual e a política de acesso das classes populares à educação.
R:No livro deixa bem claro que a educação imposta pela classe dominante tem três finalidades, 1° Destruir os vestígios de qualquer tradição inimiga, 2° consolidar e ampliar a sua própria situação de classe dominante 3° prevenir uma possível rebelião da classe dominada.
Com esse posicionamento , pode-se relacionar a ação das classes dominantes na Grécia e Roma antiga com da burguesia, e também o Brasil na atualidade. Na antiguidade grega a educação era apenas para formar os homens das classes dirigentes com o intuito de manter seu domínio, a educação era dita como livre, mas o pobre não tinha condições de manter os estudos, pois era necessário trabalhar.Depois da a revolução burguesa, assumiram a ponta da pirâmide social, tornando se a classe dominante, com a consolidação desta nova classe, os capitalistas, donos das industrias, dos recursos e consequentemente de educação, passara a influenciar nesta, ensinando as classes mais baixas apenas como serem operários.
No Brasil, a sexta maior economia do mundo é também a 86º educação, ficando atrás de países subdesenvolvidos, e sem quase nenhuma expressão em algum bloco econômico. Todos nós somos um dos principais exemplos de como a manutenção da dificuldade de acesso das classes populares à educação, consegue manter as classes mais baixas, as corrupções e as injustiças, e mesmo quando estes se rebelam, não são capazes de achar um só proposito na manifestação.
02- De acordo com o