Fichamento
Martins,Maria Helena.O que é leitura,São Paulo:Brasiliense
Coleção Primeiros Passos:1988. 9º Edição
A autora expressa que o ato de ler vai muito além de códigos,temos que compreender e darmos sentido a leitura.Através da leitura,segundo Maria Helena,pode se descobrir um mundo mais claro,onde só se aprende ler,lendo.O ato de ler quando praticado de maneira correta traz possibilidades,mas a autora também critica a prática formal e mecânica utilizada pela maioria de educadores nas escolas do Brasil.
O livro apresenta três níveis de leitura:Sensorial,emocional e racional.
Na leitura sensorial a visão,o tato , a audição,o olfato e o gosto podem ser apontados como referências.
O emocional nos leva a interpretação subjetiva que o nível sensorial nos trouxe ,no emocional lida com sentimentos o que necessariamente implica a falta de objetividade.
Na leitura racional (presente em textos narrativos)busca a interpretação correta,para muitos só agora estaríamos no âmbito do status letrado,próprio da verdadeira capacidade de produzir e apreciara linguagem, em especial a artística.
O livro também nos faz considerar se a leitura é importante,o passo seguinte seria tentar produzir textos,ou seja deixar de consumir de como os autores vêem o mundo para criar demonstrando como podemos analisar o que está a nossa volta.
Tão importante quanto a leitura é a releitura que traz muitos benefícios e oferece subsídios consideráveis,principalmente a nível nacional.
Ele nos encaminha para uma outra percepção de detalhes para uma melhor compreensão.
Minhas considerações:Com a leitura e análise do livro,foi possível compreender o que é leitura.Devemos fazer a leitura e a releitura do livro, com isso podemos compreender e esclarecer dúvidas,nunca devemos fazer uma leitura mecânica,devemos questionar o texto,discutir a respeito e esclarecimentos com outras pessoas,se nos esforçarmos podemos fazer uma boa leitura.
A leitura da obra nos