fichamento
disciplina: Teoria do Texto Narrativo unidade ii: formas narrativas em prosa atividade III: conto
fichamento com citações
tailandia- para
2012
professora: LUCIANA VASCONCELOS SANTOS E SOUSA
ALUNA: Elifrance pantoja frança pólo: tailãndia- pará matricula: 11697002530
tailandia- para
2012
Livro Teoria do Texto Narrativo/ Germana Araújo Sales; Marli Tereza Furtado. – Belém: EDUFPA, 2009. V.6.Biblioteca do ILC/ UFPA, Belém – PA- Reimpressão 2010. (p.52 a 70)
“Mário de Andrade (1893-1945), importante escritor brasileiro, ao definir conto, afirmou: Conto é tudo aquilo que chamamos de conto.” (p.52).
“O escritor modernista tinha razão, mas se só assim compreendermos o que é conto, podemos nos equivocar quando tentarmos conceituá-lo e diferenciá-lo de outros gêneros narrativos. Para Mário de Andrade, conceituar um conto constituía tarefa das mais simples, porém tal habilidade só pode ser adquirida quando nosso repertório de leituras alcança um índice respeitável [...]”. (p.52)
“O conto é uma das formas narrativas em prosa e, quando nos referimos a esse gênero, geralmente, o definimos como de pequena extensão [...] Por ser um tipo de texto elaborado com objetivos determinados, a sua forma se apresenta com os elementos específicos a esse tipo de narrativa”. (p.53).
“A melhor forma para a identificação do conto como gênero está na observação de sua trama, que apresenta uma situação determinada, e não várias. O desencadeamento das ideias do seu enredo se dá de forma simples, sem interrupção, nem divagações, pois o objetivo principal é conduzir o leitor ao epílogo, que será o desfecho da história. [...]” (p.53).
“[...] Em geral, as formas narrativas apresentam personagens, enredo, espaço e tempo. Em relação às demais prosas, o conto