fichamento
Autor: Alexandre Thomaz Vieira
VIEIRA, A. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.
No texto o autor aborda como a tecnologia pode ser aproveitada pelos gestores escolares de forma a melhorar o rendimento geral dos alunos.
O texto faz uma relação entre dados, informação e conhecimento. Os três pensados separadamente podem ficar sem sentido, mas quando se usa da tecnologia para trabalhar essas informações, elas podem ser muito uteis nas atividades pedagógicas.
Os dados correspondem a um conjunto de fatos que podem ser representados por números, por exemplo. Podemos mencionar as notas dos alunos em determinada disciplina. Já a informação corresponde a uma mensagem que precisa de um receptor para interpretá-la, se a informação for sem sentido para o receptor, provavelmente essa será descartada. Para um dado ser transformado em uma informação, ele deve ter um determinado contexto, um significado. Quando juntamos dados + significado = informação, essa informação sendo interpretada por uma pessoa gera conhecimento. Quando a mente entra em ação para interpretar e entender as informações, o conhecimento acontece.
O texto aborda que, dentro do ambiente escolar, podemos usar toda essa informação gerada pelos dados a nosso favor. Nesse momento entra a tecnologia da informação (TI) que irá ajudar na compilação desses dados de forma que sejam úteis de várias maneiras, exemplos: metas a serem alcançadas, projetos a serem implementados ou melhorar a estrutura organizacional. Assim, tendo um cotexto para e uma ideia do que se quer , pode-se instalar um sistema dentro do ambiente escolar para facilitar a organização desses dados. Com o sistema na mão, os dados nele contidos, podemos gerar gráficos, fazer comparações entre as turmas, entre professores, entre as disciplinas e, dependendo de como esse conhecimento for usado pelos gestores, podemos fazer a escola crescer e melhorar.