Comunicação do cavalo
Audição dos Cavalos
Enquanto os seres humanos escutam as freqüências situadas entre 20 Hz e 20.000 Hz,a audição dos cavalos detecta sons entre 55 Hz e 35.000 Hz,o que significa que eles são capazes de ouvir frequências muito maiores que o homem,os chamados ultrassons.
- O cavalo pode rotacionar o pavilhão auditivo em cerca de 180 graus,identificando assim a fonte geradora de sons,mesmo a uma grande distância.
Os cavalos mostram três linguagens corporais distintas:
> Movimento de repressão.
> Empurrão.
> Apresentação da traseira.
Os cavalos se comunicação usando os principais sons: - Relincho: é um som longo, alto e agudo, usado para chamar a atenção sobre algo ou de alguém.
- Resfôlego: é um som que se origina através da saída bruta de ar pelas narinas, que trepidam.
- Guincho: é um som emitido com a boca fechada,sendo baixo e freqüente em encontros não muito "românticos" entre éguas e garanhões. É dado em sinal de defesa, do tipo "cai fora".
- Ronco: um som grave, curto e descontínuo, pode ser de cumprimento, namoro ou maternal O ronco de namoro o mais excitante, pois é acompanhado do bater dos cascos e o movimento da cabeça, pescoço e cauda.
- Urgido: é um som agudo, comum entre os cavalos selvagens e ocorre em estados emocionais intensos. - Sopro: é um dos som mais suave e com uma mensagem menos tensa,significando apenas um "Hum! O que é isso?!".
-Suspiro: com a saída longa de ar pelas narinas, onde o animal demonstra um certo tédio, mal estar digestivo ou até mesmo angústia.
Conforme a posição das orelhas, o cavalo mostra o seu ânimo e a sua atenção.
Inclinação aguda para frente:indica tensão,curiosidade ou boa intenção.
Caídas para o lado:aborrecimento ou cansaço. - Abaixadas e voltadas para trás:animosidade e agressão.
As pernas possuem também uma linguagem:
-Escavar o chão com as patas: mostra o desejo de achar algum alimento ou de estar pedindo-o ao seu dono.
- Levantar a pata