Fichamento O SUS em perspectiva
Faculdade Pitágoras – Campus Bom Retiro
Curso de Psicologia
Disciplina: Psicologia e Políticas Públicas
Professora: Nayra Erlaine Lima
FICHAMENTO: O SUS EM PERSPECTIVA
VASCONCELOS, C.M. , PASCHE, D.E. O SUS em Perspectiva In: Campos, G. W. S. etal. Tratado de Saúde Coletiva. 2 ed. São Paulo: HUTCITEC, 2012 Cap. 17, p. 559 – 589.
Introdução
“O Sistema Único de Saúde (SUS), instituído pela Constituição de 1988, significou a concretização, no âmbito legal, de propostas do movimento Sanitário que nas décadas de 1970 e 1980 promoveu o debate e a mobilização em defesa da Reforma Sanitária Brasileira (RBS).” (p. 559).
“A trajetória do movimento sanitário teve na criação do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes)¹, em 1976, um dos seus momentos de ascensão e culminou na intensa mobilização em torno da 8° Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, e nos seus desdobramentos no período de constituinte com a canalização de pressão social para influenciar o teor do texto constitucional. (...). Dentre essas se destaca a defesa da criação de um Sistema Único de Saúde, com acesso universal, descentralizado, com controle social e financiado com recursos públicos.” (p. 560).
Uma Compreensão do SUS
“O Sistema único de Saúde (SUS) é a estrutura organizacional sistêmica do Estado brasileiro que dá suporte à efetivação da política de saúde no Brasil, promovendo a viabilização dos princípios e diretrizes dessa política. Compreende um conjunto de ações e serviços de saúde articulados em redes que vinculam as organizações de saúde das três esferas de governo para viabilizar as ações de promoção, vigilância e atenção à saúde (...).” (p.