Perspectiva Interdisciplinar
UM CAMINHO PROMISSOR1
Eliane Matos2, Denise Elvira Pires de Pires3
Caio Matheus Neves Araujo
Fichamento Perspectiva Interdisciplinar
O presente artigo ressalta a importância da atuação das equipes multidisciplinares e interdisciplinares no quadro da assistência a saúde, levando em conta que cada profissional lida com determinada especificidade e um profissional isoladamente não seria capaz de atender todas as necessidades de cuidado humano que os pacientes necessitam. Também levando em questão as diretrizes do Sistema Unico de Saúde (SUS) que prega a necessidade de pensar o trabalho multiprofissional com vistas a interdisciplinaridade visando a concretização da integralidade e de uma assistência a saúde de qualidade. O artigo traz uma crítica quanto o processo de "iniciação" de determinadas equipes interdisciplinares, onde as mesmas são formadas pela convivência dos profissionais e não pelo fato de ambos visarem unir duas linhas de conhecimento em prol de determinada demanda.
Metodologia
A pesquisa do artigo em questão se consiste num trabalho exploratório e descritivo, de natureza qualitativa. Onde a mesma foi desenvolvida em dois hospitais públicos que se situam no sul do Brasil e que realizam experiências interdisciplinares na assistência a saúde. Um é caracterizado como um centro de estudos e pesquisas oncológicas e o outro como um hospital universitário. (Ambos de média complexidade). Participaram da pesquisa os seguintes profissionais: Assistentes Sociais, Farmaceuticos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionistas, Psicólogos, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, Médicos).
Resultados
A partir dos resultados da pesquisa fica nitido o quanto é favorável o trabalho das equipes interdisciplinares, que pode-se dizer que é uma prática que se familiariza com os preceitos do SUS (acolhimento, vinculo). Ressaltando as reuniões e visitas multiprofissionais, foi destacado o resultado de