Fichamento o que é política?
Apresentação (p 7-9) A política em seu contexto histórico- social é de suma relevância em nosso cotidiano, bem como na vida no que tece ao âmbito da sociedade. Tendo muitas vezes assimilada a si um teor pejorativo e dissociativo de seu real significado, sendo a referida crucial para se entender os aspectos históricos que permeiam a sociedade e os indivíduos que compõem a mesma. Além disso, a política está em constante processo de transformação, seja da realidade social que vigora ou em seus aspectos internos vinculados ao poder que ela propicia.
A política e as políticas (p 9-15) “Uma conjuntura institucional insatisfatória, pela corrupção ou pela violência, jamais dissociadas, reflete-se numa desmoralização da atividade política” (p.12).
Comentário: A ocorrência da politicagem (predominância dos interesses individuais em detrimento da coletividade, muito habitual na contemporaneidade do cenário político brasileiro, propicia uma inversão dos valores concernentes à esfera política, perdendo a noção de coletividade que lhe é inerente. “Existem, portanto, em um mesmo instante, várias políticas, ou ao menos várias “propostas políticas” na sociedade” (p.13).
Comentário: Há uma forma politicamente institucional de se fazer política, utilizando para tal feito, espaços e pessoas especificamente delimitadas para tanto, ocultando assim o ser político inerente a cada indivíduo. Não obstante, não podemos afirmar a existência de uma única política, mas de políticas, que atuando em consonância seriam agentes modificadores do cenário corruptível que notabilizamos por meio dos elevados casos de corrupção noticiados constantemente nos meios mediáticos. “A política dos partidos, portanto, tem duas faces: uma em relação à sociedade e seus interesses; outra como política de disputa do governo” (p.14).
Comentário: Os