Fichamento o que é direito
Lyra Filho começa em seu livro com distinções sobre Direito e Lei. Mostra claramente que seu objetivo durante o livro é perguntar ao leitor “O que é Direito”, mostrando que não limita-se apenas a Teoria existente, sendo uma matéria imperfeita, incompleta, e longe disso para toda sua existência, pois mostra o imenso sentido social ligado as leis e ao direito imposto, pois a sociedade está sempre em revolução, consequentemente, alterando o Direito também.
Tenta mostrar ainda que, entre Lei e Direito, a lei é apenas uma conseqüência no direito, onde o direito não submete-se apenas ao Positivismo, por ser formado por diversos princípios, teorias, história, e diversas outras matérias.
Anônimo - 08/10/2009
2° Capítulo – “Ideologias Jurídicas”
Para esclarecimento, Roberto procurou uma explicação lógica do tema Ideologia, para abranger no desenvolver do capitulo Ideologias jurídicas, buscadas com a história que o jurídico apresenta, provenientes do Ocidental. As Ideologias variam do ponto de vista utilizado pelo individuo quando procura um fato.
O autor busca nas ideologias jurídicas ocidentais e todo decorrer da historia para explicar a essência que o Direito apresenta hoje. Assim, ele nos mostra que esse mesmo Direito, é conseqüência de uma trajetória longa, vinda desde a Antiguidade.
O fato principal deste capitulo, é mostrar a importância das Ideologias para o Direito e para o jurista. Mas ainda assim, Lyra Filho ensina que um jurista nunca pode conformar-se plenamente na ideologia estudada, para buscar eternamente o melhor modo da justiça, pois como ele mesmo ensina, a sociedade está sempre em mudanças.
Anônimo - 08/10/2009
3° Capítulo – “Principais Modelos de Ideologias Ju
O capitulo anterior, Lyra Filho mostra a importância da Ideologia Jurídica para o ramo, tanto no aprendizado quanto para a prática. Já neste capitulo, desenvolve-se as ideologias vistas como mais importante.
Deixa bem visível o conflito feito por ele