Determinação da massa molar do dióxido de carbono
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA
E URBANISMO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA
FÍSICO-QUÍMICA
DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLAR DO DIÓXIDO DE CARBONO
SUMÁRIO
1. OBJETIVO 03
2. INTRODUÇÃO TEÓRIOCA 03
3. MATERIAIS E REAGENTES 05
4. PROCEDIMENTO EXPEREIMNETAL 06
5. RESULTADOS E DISCULSOES 07
6. CONCLUSÃO 09
7. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 09
1. OBJETIVO
Apresentar um método de obtenção de um gás (CO2) em laboratório.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Massa molar
A massa molar é a massa em gramas de um mol de entidades elementares – átomos, moléculas, íons, elétrons, outras partículas ou outros grupos específicos de tais partículas. É representada pela letra "M" e expressa na unidade g/mol.
Relação entre massas atômica e molar
A massa molar de um elemento químico ou de uma substância é numericamente igual à massa atômica desse elemento ou do total das massas atômicas componentes da substância em unidades de massa atômica. Desta forma, conhecendo-se a massa atômica de um elemento (expressa em unidades de massa atômica, u.m.a.) ou dos elementos constituintes da substância, sabe-se também a sua massa molar – expressa em g/mol.
Ex.: a massa atômica total da substância água, H2O = 18 u.m.a., logo M = 18 g/mol - massa de 6,02 x 1023 moléculas de água, do total de seus átomos.
Raramente as molares são listadas em tabelas, pois podem ser calculadas a partir das massas atômicas padrões, frequentemente listadas em catálogos químicos, tabelas periódicas ou em MSDS (Fichas de Segurança de Material). As massas molares normalmente variam entre:
1–238 g/mol para átomos de elementos que ocorrem naturalmente;
10–1000 g/mol para compostos químicos simples;
1000–5,000,000 g/mol para polímeros, proteínas, fragmentos de DNA, etc.
Massa molecular
A massa molecular de uma substância é a massa de uma molécula dessa substância relativa à unidade de massa atômica u (igual a 1/12 da massa do isótopo carbono-12,