fichamento O mundo antigo:Economia e Sociedade
FLORENZANO, Maria Beatriz B. O Mundo Antigo: Economia e Sociedade (Grécia e Roma). Editora Brasiliense: São Paulo, 2004.
p.07
INTRODUÇÃO
“[...] Além disto, o espaço físico da civilização greco-romana estendeu-se por praticamente toda a bacia do Mar Mediterrâneo, atingindo regiões interioranas da Ásia, Oriente Médio, África do Norte e Europa Setentrional.[...]”.
p.08
“Ao mesmo tempo, cabe lembrar que a reconstrução do mundo antigo envolve não apenas as costumeiras dificuldades inerentes a interpretação dos dados, mas fundamentalmente aquelas que dizem respeito á obtenção destes dados. [...]”
p.09
GRÉCIA
Sempre que se fala em Grécia Antiga pensa-se imediatamente em cidades-estados(pólis), em democracia; nos grandes filósofos, Sócrates, Platão e Aristóteles; nas escultura e na arquitetura. [...]”.
p.10
“[...] O período clássico corresponde ao século V e parte do IVe, finalmente, e na época helenística (336-146) que se verifica o declínio da pólis grega”.
p.11
“[...] No mundo mecênico, apesar de todo o desenvolvimento material, não existiram cidades, mas pequenos Estados que contavam com uma centralização econômica e política bastante acentuada”.
p.12
A Grécia descrita por Homero
O conhecimento da sociedade grega do período que vai da invasão dórica a aproximadamente 700 deve-se em grande medida às informações fornecidas pelos poemas homéricos: a Ilíada Odisséia e a Odisséia. [...]”
p.13
“Assim é que podemos admitir que a Ilíada e a Odisséia remetem-nos a três períodos históricos específicos: Um, a Idade do bronze dos palácios micênicos; outro, o mundo estabelecido pelos dórios após a sua chegada na Grécia; e, finalmente, a época do próprio autor (aproximadamente séc.VIII).[...]”.
p.14
É preciso ainda lembrar que, dos dois poemas, é a Odisséia que nos oferece as informações mais importante sobre a economia e a sociedade. [...]”.
p.15
“ Ainda que se