Fichamento sobre o livr: O capitalismo unifica o mundo
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
CURSO DE HISTÓRIA
FICHAMENTO
O capitalismo unifica o mundo. Francisco Falcon
Volta Redonda, 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
CURSO DE HISTÓRIA
FICHAMENTO
O capitalismo unifica o mundo. Francisco Falcon
Trabalho elaborado pela aluna Naira Silva dos Santos, do quinto semestre do curso de História, sob a orientação da Professora Cláudia, disciplina História contemporânea, como critério de nota parcial do primeiro bimestre.
Volta Redonda, 2013
O autor opta por considerar em sua análise os séculos XVI / XVI ao XVIII,como séculos capitalistas. Faz um paralelo analisando as crises econômicas do “antigo regime econômico” e do novo regime econômico e suas respectivas características. Destaca a questão da “crise das subsistências” para o primeiro e as crises de superprodução para o segundo. ( p.20-21)
Fala da história da constituição do mercado internacional, que desenvolve e articula economia, política e cultura em torno da “expansão européia”(séc. XIX e primeira metade do séc. XX). Também analisa a estrutura e funcionamento do “antigo sistema colonial” através da história econômico-social, política e cultural. ( p.22-24)
Até o final do século XVIII o Estado absolutista é predominante. Após a passagem do estado feudal, de certa forma esse estado favoreceu o desenvolvimento mercantil e manufatureiro. Empenharam-se em maior ou menor grau, no estabelecimento de entrepostos mercantis e/ou conquistas territoriais em regiões fora da Europa nos séculos XVI ao XVIII, expandindo os setores burgueses. Mas a crise do Estado absolutista se deu devido as dificuldades cada vez maiores para harmonizar as perspectivas e interesses contraditórios da aristocracia e da burguesia. ( p.24-25)
Pode-se utilizar o conceito de “sociedade de corte” para explicar