Forças intermoleculares
São forças de atração que ocorrem entre as moléculas que as mantem unidas. São bem mais fracas quando comparadas às forças intramoleculares (ligação iônica e covalente), encontradas entre íons e átomos, que formam a substância.
As moléculas se mantém unidas pela força de atração existente entre elas e quanto maior for essa força, maior será a coesão das moléculas. A coesão ocasionará aumento na temperatura de fusão e de ebulição. Como por exemplo, os gases possuem baixo ponto de ebulição pois não possuem força de atração.
As forças intermoleculares podem ser divididas entre:
Forças de Van der Waals:
São todas aquelas conforme a natureza das partículas. Podem ser íon-dipolo permanente que ocorre a atração entre um íon e uma molécula polar; íon-dipolo induzido que ocorre a atração entre um íon e uma molécula polar (ocorre atração do íon com a nuvem das moléculas apolares, que causa deformação da nuvem e forma dipolo induzido); dipolo permanente-dipolo permanente que ocorre apenas ligação de moléculas polares pela atração de polos opostos; dipolo permanente-dipolo induzido que é atração de uma molécula polar e uma apolar (repulsão entre o polo positivo polar e a nuvem eletrônica apolar e essa com o polo negativo polar, causando deformação na nuvem e formando o dipolo induzido); por fim, podem ser a chamada força de dispersão de London, que são dois dipolos induzidos juntos que é a repulsão das suas nuvens eletrônicas, que se deformam e induz a formação de dipolos, é a força mais fraca que dipolo permanente – dipolo permanente, e possui menor ponto de fusão e ebulição.
Ligações de hidrogênio
Podem ser conhecidas como pontes de hidrogênio, que é um caso especial dos dipolos permanentes juntos. São anormalmente intensas e ocorrem em moléculas de ligação do hidrogênio e átomos eletronegativos. Podem existir em estado solido ou liquido e em soluções, para sua presença é necessária a presença do átomo de hidrogênio acido e um