Análise Petrobrás
Tabela 1 – Análises dos Índices de Liquidez
Gráfico 1 – Análises dos Índices de Liquidez Gráfico 2 – Análises de Endividamento
A análise dos dois gráficos proporciona a conclusão de que a empresa tem tido um crescimento de capital de terceiros no que tange ao aumento do índice de endividamento, como apresenta o gráfico 2. A mesma análise pode ser feita através do gráfico 1 dos índices de liquidez corrente (curto prazo) e liquidez geral (longo prazo). De acordo com os índices a disponibilidade da Petrobras nos últimos quatro anos vem diminuindo em contraste com o índice de endividamento que aumentou nesse mesmo período.
Na tabela a seguir encontram-se os índices de rentabilidade que possibilitam uma melhora na visualização da situação da empresa:
Tabela 2 – Análises dos Índices de Rentabilidade
Gráfico 3 – Análises dos Índices de Rentabilidade
A análise de rentabilidade pode ser medida de algumas formas e segunda a maneira analisada – Resultado sobre Patrimônio Líquido e sobre Receita de Vendas é notável que de 2010 até 2013 a rentabilidade da empresa diminuiu consideravelmente.
Gráfico 4 – Análise Margem Operacional
A margem operacional analisada foi positiva tendo como base a Receita Bruta pelo Custo de produção. Houve crescimento nos últimos 5 anos e certa estagnação de 2012 para 2013.
B - ANÁLISE DA VARIAÇÃO REAL inflação DE 2009 X 2013 DOS INDICADORES:
RECEITAS
Gráfico 5 – Análise Variação Real X Nominal 2013
Com base na variação real tem-se uma apresentação do crescimento da Receita até 2012 e uma estagnação para 2013. Os valores foram corrigidos com base em índice de IPCA dos anos avaliados.
EBITDA
Gráfico 6 – EBITIDA
O EBITDA tem como objetivo analisar o resultado operacional através de dados coletado das demonstrações de resultado onde