Fichamento o imperialismo
PRISCILA AUGUSTO CUNHA
MAIS-VALIA, LUCRO E QUEDA DA TAXA DE LUCRO
VITÓRIA
2013
PRISCILA AUGUSTO CUNHA
MAIS-VALIA, LUCRO E QUEDA DA TAXA DE LUCRO
Trabalho apresentado à professora Aline, na disciplina de Economia e Serviço Social, do curso de Serviço social, 3º período noturno como requisito parcial para aprovação no semestre.
VITÓRIA
2013
Mais-valia, lucro e queda da taxa de lucro.
[...] O movimento do capital, a que opera-se na ação do capitalista, mas só é compreensível quando apreendido em escala social, isto é, quando a análise considera a classe capitalista e o circuito que vai da produção das mercadorias à sua realização (ou seja, sua venda) . (pag. 142)
A mobilidade do capital: a taxa média de lucro
A repartição da mais-valia gerada na produção sob a forma de lucros entre industriais, banqueiros e comerciantes, corresponde à separação do capital total que alguns autores designam como capital social em capitais específicos, industrial, bancário e comercial. Essa separação torna-se necessária para realização da mercadoria que, ao fim das contas, representa a realização da mais-valia numa economia capitalista que se desenvolve continuamente, seria inviável ao capitalista industrial levar a cabo sozinho todas as atividades exigidas para a rotação do capital. [...] (pag.143)
A função dos capitalistas industriais consiste em extrair diretamente o máximo de sobretrabalho (trabalho não pago) da classe operária para a produção de mais-valia.a função dos capitalistas comerciais consiste em transformar as mercadorias em capital monetário. A função dos banqueiros consiste em concentrar e disponibilizar o capital monetário. [...] (pag.143)
Como todos os capitalistas industriais, banqueiros ou comerciantes têm no lucro o objetivo da sua ação, é fácil compreender por que entre eles reina uma intensa