Benaion, Noval. A Subordinação Reiterada: imperialismo e subdesenvolvimento no Brasil (fichamento)
4774 palavras
20 páginas
FICHAMENTO01. RERÊNCIAS
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina: tradução de Galeano de Freitas.In: Segunda Parte -O Desenvolvimento é uma viagem com mais náufragos do que navegantes (p.225-337). Rio de Janeiro, 40ª edição, Editora Paz e Terra, 2001.
02. TESE CENTRAL DO TEXTO
A principal ideia do texto de Eduardo Galeano é a de mostrar as causas do subdesenvolvimento através de uma análise sobre a divisão internacional do trabalho como o fator de todos os percursos para o suposto progresso. É assim que Galeano perpassa anos de exploração da desvalorizada mão de obra latina com o objetivo de esclarecer que ela, em última instância, é provocada pelos interesses imperialistas e, estes, encontram sua expressão nacional no âmbito de classes dominantes vendidas. Após diversos conflitos vários países latino-americanos supostamente independentes, se entregavam totalmente aos países desenvolvidos. Dessa forma além de monopolizar a comercialização dos diversos minerais latino-americanos, os países desenvolvidos passaram intervir fortemente na política dos mesmos.
03. FICHAMENTO
O Desenvolvimento é uma viagem com mais náufragos do que navegantes
03.01 “Em 1823, George Canning, cérebro do Império britânico, celebrava seus triunfos universais. O encarregado de negócios da França teve que suportar a humilhação deste brinde: “Vossa seja a glória do triunfo sem glória da indústria e a prosperidade sempre crescente [...]A idade da cavalaria passou; e a sucedeu uma era de economistas e calculistas” [...] (p.225)
03.02 “Na América latina, a independência soldara perpetuamente o poder dos donos da terra e dos comerciantes enriquecidos, nos portos, à custa da antecipada ruína dos países nascentes [...]”. (p.225)
03.03 “A máquina a vapor, o tear mecânico e o aperfeiçoamento da máquina de tecer amadurecem a Revolução Industrial na Inglaterra. Multiplicavam-se as fábricas e os bancos; os motores de combustão interna modernizaram a navegação marítima e os