Fichamento: A saúde pública e o controle social
A saúde pública e o controle social
RESK, S S. Portal Ciência e Vida; Revista Sociologia. Edição nº 49, Editora Escala, 2011.
Palavras Chaves: Saúde, Brasil, SUS, Médicos, Sociedade
Índice:
1- A saúde pública e o controle social
1.2- Incentivo no controle social
1.3 - Comportamentos e a saúde
1.4 - Coberturas universalizadas
Citações :
‘’Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)- Conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas e utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade [...] ( Página 1 ) ’’.
A luta nada mais é do que exigir o que está determinado em lei: acesso à saúde e garantia de conseguir todos os serviços. (pág.1)
A área da saúde é uma das mais complexas da gestão pública e ainda apresenta desafios de grandes proporções para garantir a universalidade de atendimento com qualidade (pág.1)
Alguns paradigmas equivocados, como o investimento na construção de hospitais, contratação de médicos e compra de ambulâncias precisam ser quebrados. Essa tríade, sozinha, não funciona (pág.1)
“São cada vez mais pessoas para atender, o que significa maiores índices de diagnósticos e necessidade de tratamento. É preciso também treinar os profissionais na humanização.” (pág.2)
‘’Programa Saúde da Família (PSF)- Programa do governo federal em que a saúde da família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da