Fichamento
Tutor a distância: Vitor Hungaro
Aluno: Claudio Marcolino Santana
Tarefa: Unidade Didática 3 – Fichamento
Fonte: A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA CONJUNTURA ATUAL. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/A%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20P%C3%BAblica%20na%20Conjuntura%20Atual.pdf. Acesso em: 18 de Abril. de 2015.
No artigo “A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA CONJUNTURA ATUAL” o autor fala sobre o desenvolvimento da educação pública, desde os tímidos começos no século XVI até a esplêndida floração de nosso tempo. Lembrando que não podemos esquecer dos esforços realizados e as intensas lutas sustentadas para chegar à situação atual. Os direitos sociais e econômicos passaram a ser reconhecidos pelas Constituições nacionais sob a influência e a pressão dos movimentos sociais e políticos.
O autor ainda afirma que os indivíduos são livres e tomam decisões autônomas, guiadas portanto, apenas pela própria razão independente de qualquer autoridade externa. Concordo com o autor pois todos os brasileiros, independente da condição social, cor, etnia ou religião, possuem direitos e deveres. Portanto, os cidadãos, para exercer sua cidadania plena, precisam conhecer, ter consciência da importância e colocar em prática seus direitos e deveres. Ou seja, o cidadão exerce a cidadania quando cumpre seus deveres com o Estado e a sociedade e usufrui de seus direitos. Os cidadãos democráticos sabem que devem ser responsáveis por sua sociedade para poderem se beneficiar dos seus direitos.
Outro fato bastante importante que o autor aponta é quando um capitalista contrata um trabalhador ele está comprando a sua força de trabalho, a qual é trocada por um salário que corresponde ao seu valor, isto é, com esse salário o trabalhador irá adquirir tudo o que é necessário para se manter e se reproduzir. Mas, como já foi dito, a força de trabalho é capaz de produzir mais do que ela vale. Consequentemente, uma parte do que ela produz corresponde ao