Fichamento A Linguagem Humana Do Mito A Ciencia
Publicidade e Propaganda
Disciplina: Comunicação e Linguagem
Professor: Marília Giselda
Aluno: Júlio Cesar P. Silva
A linguagem humana: do mito à ciência
José Luiz Fiorin
Pg.14
Linguagem e língua:
Assim, podemos falar da linguagem como capacidade específica da espécie humana de produzir sentidos, de se comunicar, mas também das linguagens como as diferentes manifestações dessa capacidade. Uma ordem de parar no trânsito pode concretizar-se por meio da palavra “pare” pronunciada por um guarda; por um sinal de um apito; pelo gesto de abrir a palma da mão em posição vertical; pela luz vermelha do semáforo. São diferentes linguagens que comunicam a mesma significação.
Pg.16
Funções da Linguagem:
[…]A língua é uma forma de categorizar o mundo, de interpretá-lo.
[…]A linguagem é uma atividade simbólica, o que significa que as palavras criam conceitos e eles ordenam a realidade, categorizam o mundo.
Pg.17
A linguagem é uma atividade simbólica, o que significa que as palavras criam conceitos e eles ordenam a realidade, categorizam o mundo.[...]
Pg.19
Diz-se que a função principal da linguagem é comunicar. No entanto, há duas questões que devem ser pensadas. De um lado, comunicar não é só transmitir informações, pois as pessoas se comunicam até para não dizer nada. De outro lado, comunicar não é um ato unilateral, mas é um jogo em que um parceiro da comunicação age sobre o outro. A comunicação é, antes de qualquer coisa, relacionamento, interação. Por isso, a linguagem é um meio de ação recíproca, é um meio de interagir com os outros, é um lugar de confrontações, de acordos, de negociações.
Pg.20
É a função informativa que permite que o trabalho conjunto se desenvolva. Operar bem essa função da linguagem possibilita que cada indivíduo continue sempre a aprender. Além de prestar-se à função informativa, a linguagem serve para influenciar e ser influenciado. É a chamada função conativa da linguagem. […]
Com a linguagem, levam-se os