Fichamento Weber
• Ciência como vocação ( páginas 17-52)
Tema: Weber busca, por meio dessa obra esclarecer qual a função da ciência, e se ela pode ser considerada ou não uma questão vocacional. "Pediram-me os senhores que lhes falasse da ciência como vocação (...) No caso presente, parto da seguinte indagação: quais são , no sentido material do termo, as condições de que se rodeia a ciência como vocação? Hoje em dia, essa pergunta equivale, praticamente e em essência, a esta outra: quais são as perspectivas de alguém que, tendo concluído seus estudos superiores, decida dedicar-se profissionalmente à ciência, no âmbito da vida universitária?" (p.17)
Objetivo: O principal objetivo do autor é estabelecer uma comparação entre o estilo de vida universitária da Alemanha e dos Estados Unidos, a maneira como ela se dá, sua diferenças e suas semelhanças. " Para compreender a peculiaridade que, sob esse ponto de vista, apresenta a situação alemã, convém recorrer ao processo da comparação e conhecer as condições que vigem no estrangeiro. Quanto a esse aspecto, são os estados Unidos da América que apresentam os contrastes mais violentos com a Alemanha, razão por que dirigiremos nossa atenção para aquele país" (p.17)
Hipóteses:
• Apesar da notória diferença existente entre os dois países, é possível perceber que o sistema universitário alemão e estadunidense se assemelham. "Nos últimos tempos, podemos observar claramente que, em numerosos domínios da ciência, desenvolvimentos recentes do sistema universitário alemão orientam-se de acordo com padrões do sistema norte-americano. Os grandes institutos de ciência e de medicina se transformaram em empresas de "capitalismo estatal". Já não é possível geri-las sem dispor de recursos financeiros consideráveis. E nota-se o surgimento, como aliás em todos os lugares em que se implanta uma empresa capitalista do fenômeno específico do capitalismo, que é o