Fichamento Weber
BACHARELADO INTERDISCPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS
SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO
PROFESSORA: Eliza Rodrigues
DISCENTE: Ana Paula dos Santos
Max Weber
Ensaios de Sociologia
XI. A Psicologia Social das Religiões Mundiais
Fazem parte do que é chamado de Religiões Mundiais a ética religiosa confuciana, hinduísta, budista, cristã e islamita. Uma sexta religião, o judaísmo, ajuda-nos a entender o islamismo e o cristianismo e, também, devido à sua significação histórica e autônoma, a evolução da moderna ética do Ocidente.
Entende-se por ética econômica os impulsos práticos de ação que se encontram nos contextos psicológicos e pragmáticos das religiões. Não é uma simples função de uma forma de organização econômica, a ética econômica não marca sem ambiguidade a forma de organização econômica.
A ética econômica tem uma grande margem de autonomia, não é pautada exclusivamente pela religião, pois esta é apenas um de seus elementos determinantes. Há uma influencia dos fatores econômicos, sociais e políticos dentro de uma sociedade religiosa, mas as características de uma ética econômica podem variar no decorrer da historia.
Confucionismo: ética estamental dos prebendários, dos homens com educação literária que se caracterizavam pelo racionalismo secular. A ética religiosa desta determinou o modo de vida chinês muito além da própria camada, pois quem não era culto não tinha importância.
Hinduísmo: em um primeiro momento era esposado por uma casta hereditária, os brâmanes, letrados cultos, os quais formavam um centro estável para a organização estamental e influenciava na ordem social. Mais tarde, um grupo estamental não-brâmane, formado de ascetas surgiu competindo, assim, com os brâmanes. O hinduísmo ganhou influência representando a ardente religiosidade sacramental do salvador, difundindo-se entre as camadas.
Budismo: formado pelos monges, viviam migrando por não possuírem lares, eram rigorosamente contemplativos, rejeitavam o mundo.