fichamento - tipos de conhecimento
“O conhecimento, em suas diversas perspectivas, é um produto da consciência humana.” (p.2)
“Nossa relação com o conhecimento se dá nesses três níveis distintos. [...]. O fazer conhecimento [...]. O usar conhecimento [...]. O posicionar-se diante do conhecimento requer uma atitude filosófica sobre o fazer e o usar conhecimento.” (p.2)
“[...] Vamos colocar alguns pressupostos que sustentam a posição aqui adotada. O primeiro deles é de que o conhecimento é histórico, dinâmico, processual. Um vir a ser, que se transforma, que nunca se completa. É no curso de sua existência histórica, que os seres humanos produzem conhecimento. A consciência de sua historicidade nos indica, por sua vez, que o conhecimento sempre está atrelado a um contexto temporal e espacial e que sua produção faz parte de um processo coletivo. Este é o segundo pressuposto.” (p.2)
O SENSO COMUM
“O senso comum é o conhecimento construído com base nas experiências cotidianas do presente e no legado de experiências passadas, transmitidas de geração a geração. É um conhecimento sensível, ou seja, proveniente dos nossos sentidos, um conhecimento empírico, baseado na observação e na vivência.” (p.2)
CONHECIMENTO MÍTICO OU MITOLÓGICO
“Mito é uma narrativa considerada verdadeira por aqueles que a recebem.” (p.3)
“As narrativas míticas nos falam, principalmente, sobre a origem das coisas [...], e fornecem respostas e explicações para fatos obscuros, incompreensíveis ou que, por sua dureza e crueldade, precisam ser esquecidos. O encobrimento de fatos pelo mito garante a coesão de grupos, a sobrevivência da comunidade ou sociedade.”’ (p.4)
“[...] Ficamos sabendo que os gregos, utilizavam duas palavras: Mythos, que como vimos, servia para exprimir uma dimensão mágica e encantatória do pensamento, e logos que, diferentemente da palavra mythos, referia-se à dimensão racional e conceitual.” (p.4)