fichamento tipos de conhecimento
“O conhecimento, em suas diversas perspectivas, é um produto da consciência humana. Como “sujeitos do conhecimento” podemos elaborar conceitos, ideias, significados, juízos, teoria acerca dos objetos, dos fatos da realidade. Também podemos voltar nossa consciência sobre nós mesmos, nos colocando como objeto de conhecimento. “conhecer-te a ti mesmo” já dizia uma mensagem do santuário dedicado ao deus Apolo, na cidade grega de Delfos. Como ser reflexivo, o sujeito tem conhecimento das coisas, de si e do próprio conhecimento”. (p.2)
“O conhecimento é histórico, e que está atrelado a determinado contexto e a determinados grupos sociais, passamos a compreender sua existência e relevância, como algo que está relacionado a uma época e lugar, podendo desaparecer ou se modificar. E que seu valor e validade são também determinados historicamente, não sendo decorrentes de uma propriedade ou essência. A visão relativizadora desmitifica as formas de conhecimento”. (p.3)
“É importante também lembrar que, assim como os tipos de conhecimento são históricos, também é histórico o conhecimento. Ou seja, as formas de conceber os tipos de conhecimento também são variadas e se transformam historicamente”. (p.3)
“O senso comum é um conhecimento construído com base nas experiências do presente e no legado de experiências passadas, transmitidas de geração em geração. É um conhecimento sensível, ou seja, proveniente dos nossos sentidos, um conhecimento baseado na observação e na vivência”. (p.3)
“Conhecimento mitológico: mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem a narrativa como verdadeira porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em publico, baseado, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador”. (p.4)
“As narrativas míticas nos falam, principalmente, sobre a origem das coisas: dos astros, da terra, dos seres humanos, das guerras, das doenças, da