Fichamento testo tipos de conhecimento
O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.
Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos.
E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
- Me ajuda a olhar”.
(Galeano, Eduardo: O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2005) “Este texto se inicia com as palavras de Galeano porque elas nos falam, ao mesmo tempo, da experiência humana sensível1, racional e afetiva; da relação entre os seres humanos e destes com o mundo; e do conhecimento que nasce dessa dupla relação.”(p.1)
“Todos temos algo a dizer sobre o mar e nossa perspectiva muda conforme o lugar de onde falamos. Seja esse lugar a vida cotidiana, a ciência, a religião a filosofia, a arte...ou todos eles. O cientista que estuda oceanos, e se torna um especialista nesta área, aprende também, ao se comover ou se alegrar diante do mar [...]”(p.2)
“O conhecimento, em suas diversas perspectivas, é um produto da consciência humana. Como “sujeitos do conhecimento” podemos elaborar conceitos, idéias, significados, juízos, teorias acerca dos objetos, dos fatos, da realidade. Também podemos voltar nossa consciência sobre nós mesmos, nos colocando como objeto de conhecimento[...]”(p.2)
“Ao longo de nossas vidas, estamos permanentemente criando conhecimento, usando conhecimento e nos posicionando diante do conhecimento. Nossa relação com o conhecimento se dá nesses três níveis distintos.Cada um deles demanda um esforço específico. O fazer conhecimento implica uma capacidade criadora, uma abertura para a realidade e o despojar de certezas absolutas. O usar conhecimento, que significa a utilização de conhecimentos criados por outros, traduzidos em práticas, técnicas e